-
Arquitetos: elton_léniz
- Área: 302 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Marcos Mendizábal
-
Fabricantes: MK
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta casa unifamiliar faz parte de um condomínio privado de dois grupos familiares que juntos desenvolveram um empreendimento de 17 lotes de terreno de entre 650 e 750 m2. Cada família poderia desenvolver seu próprio projeto dentro da estrutura do regulamento do condomínio.
Quatro famílias (todas jovens) nos encarregaram de seus projetos. Embora os programas tivessem muitas semelhanças na descrição dos recintos e de suas relações, era nos seus imaginários onde as diferenças mais radicais apareciam.
Nesta casa em particular foi a partir do uso do material que foi feita a tradução direta da linguagem arquitetônica do objeto. O uso do tijolo como material predominante foi uma decisão inicial que direcionou o projeto durante todo o seu desenvolvimento. O tijolo feito a mão foi escolhido por sua expressão tectônica, sua cor e suas possibilidades construtivas.
Na volumetria final, o tijolo resolve uma grande parte dos revestimentos e fechamentos, incluindo o desenvolvimento de elementos vazados como filtro de luz e privacidade, assim como relevos geométricos para acentuar a luz e a sombra.
O tijolo e seu artesanato fazem parte de uma tradição de construção herdada do adobe, com propriedades objetivas de economia, expressão e durabilidade ao longo do tempo.